Janete e Aires.

Lembro que num determinado momento durante essas fotos eu e a Janete tentamos lembrar à quantos anos nos conhecemos, desistimos... ou seja faz muito tempo mesmo. Fotografar famílias é sempre bom, agora fotografar família de amigos e ver o quanto eles estão se doando para construir uma unidade é incrível. A Janete como disse é minha amiga de longa data, além de ser uma artista super talentosa, o Aires é esse carinha simpático com pinta de surfista californiano, mas que tem medo do jabuti. Já de cara chegamos e encontramos os dois acampados no quintal de casa, catando fruta no pé! Aquela infância que toda criança merecia! Nossa idéia era a de bater um papo, matar a saudade e de que quebra fazer alguns cliques descompromissados que mostrassem um pouco do dia dia desses dois, e na próxima contaremos com o papai que é um cara muito do bem também. 

Fotografia: Fer Cesar.

Ivana e Pedro

Felicidade não tem formula mágica, receita secreta ou caminho certo a seguir, felicidade é aquilo que acontece quando a gente esta despercebido, seja tomando um sorvete, conversando com amigos ou colocando um anel no dedo de alguém. Felicidade é o tipo de coisa que teimosa, que se você corre atrás ela foge de você, e quando estamos ocupados com outras coisas ela vem e nos abraça por completo. Ivi e Pedro, obrigado por terem acreditado no nosso trabalho, mas principalmente por terem nos esquecido no dia do casamento, esquecido de nós e esquecido do mundo, e assim sendo inesquecívelmente feliz. Que a felicidade e alegria que presenciamos neste dia, seja apenas o reflexo de todos os dias felizes que estão por vir, que todos esses abraços, sorrisos e lágrimas os alimente nessa caminha juntos. Obrigado. 

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa

Jana e Rafa

Conhecer pessoas e estabelecer uma conexão com elas é um presente que a vida nos dá. Lembro bem quando colocamos no ar este site, a idéia era justamente de nos conectarmos com pessoas que pensassem como nós, pessoas simples e de coração aberto, pessoas disposta a se abrir e mostrar quem elas realmente são. Não importa se o seu casamento será em um castelo ou em um gramado ao lado da sua casa, o que realmente importa é que as pessoas sejam verdadeiras e estejam verdadeiramente entregues umas as outras. As vezes a vida é tão simples e nós a complicamos, o básico, o essencial está ali diante dos nossos olhos, como dar um banhos de mangueira nos cachorros, ou o por do sol com sua luz quente e suave que nos dá energia para seguirmos em frente. Jana e Rafa, obrigado por terem nos permitido mostrar um pouquinho de quem vocês são, que na caminhada daqui para frente vocês possam encontrar sempre pessoas assim, de coração aberto, simples assim. 

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa.

Fer e Guy

Já disse algumas vezes, mas ainda assim serei repetitivo, "Muito mais do que clientes, nós ganhamos amigos!". E esse foi mais um desses casos de amizade a primeira vista. O casamento foi em Castrolanda uma pequena colônia holandesa onde a Fer nasceu e onde a família vive até hoje. Não tem coisa melhor do que noiva se preparando para o casamento em casa e cercada da família e amigos, é tão mais pessoal, tão verdadeiro. Fico imaginando a recordação futura disso, daqui 30, 40 anos, como estará este local? Como nos estaremos? Quantos nós seremos? Como é bom revirar aquela caixa velha de sapato com fotos soltas dentro e relembrar momentos tão importante da nossa vida. Fer e Guy, que essas imagens sejam dignas de estar lá, naquela caixa de recordações daqui a muitos anos e que sejam capazes de transportar vocês no tempo. Muito obrigado.
 

 

Vai um som para acompanhar as fotos?

Fotografia: Fer Cesar, Lucas Costa e Celso Pilati.

Ivana e Pedro

 É tão bom dar uma pausa e tirar um tempo para gente, dar uma volta na praia, mesmo com o tempo nublado, até porque nossa vida não é feita somente de dias quentes e ensolarados, ela é feita do que nos faz sentido, outros dizem que a vida não tem nenhum sentido, mas não é proibido dar lhe qualquer sentido algum. Melhor do que dar um tempo para si, é compartilhar o tempo com quem se ama, uma volta na areia, um abraço, mesmo que seja um abraço rápido daqueles encontros entre um cômodo e outro da casa, uma caneca quente de café no fim da tarde, respirar mais calmamente, olhar os cílios bem de pertinho e ver a sombra dele nos seus olhos. Que as sessões de fotos sejam sempre assim, porque o nosso amor é o nosso lugar no mundo. Ivi e Pedro, obrigado mais uma vez pela tarde que passamos juntos e por terem sido tão generosos conosco. 

 

Para quem desejar, abaixo tem um som para acompanhar as fotos.

Fotografia: Fer Cesar e Bruna Kamaroski

Fabi e Felipe

Sempre que batemos um papo com os casais sobre as nossas sessões fotográficas, comentamos que nossa intenção é a de criarmos situações diversas e dentre algumas delas, escolher uma para contar uma história ou seja que elas tenham uma narrativa própria. Quando clicamos a Fabi e o Felipe em Foz a idéia foi justamente essa. Locação incrível do Hotel dentro das cataratas, opções não faltaram, clicamos usando a estrutura do hotel, fim de tarde nas cataratas, até passeio aventura de bote em baixo das quedas. Pois bem, fotógrafo como bicho entranho que é... Quando eles subiram no quarto, pegar as malas, trocar de roupa para ir embora, me veio a idéia de clicar eles no meu quarto, nos últimos 10 minutos que tínhamos, e as fotos acabaram sendo as minhas favoritas da sessão. Fabi e Felipe, super obrigado pela viajem incrível com direito a uma passadinha rápida na Argentina, espero que gostem das imagens que selecionei aqui. 

Fotografia: Fer Cesar

Nina e Rafa

Como diz o ditado "Nada é urgente, só gente!" E como é bom dar um tempo pra gente, se curtir, abraçar, extrair da vida o que realmente importa. Fico tão feliz em encontrar casais que encaram dessa forma uma sessão de fotos, um dia para se permitir estar no outro. É tão importante valorizar o tempo que nos damos, em meio a correria do dia dia, desacelerar, respirar fundo e olhar nos olhos um do outro. Nina e Rafa obrigado pela tarde que passamos, pelas risadas, pulos e tropeços. espero que gostem destas imagens que separei aqui e muito amor, abraços e beijos sempre no caminho de vocês.  

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa.

Laura e Leo

Fotografar um casamento é como dirigir várias situações ao mesmo tempo e quando encontramos pessoas dispostas e apaixonadas é literalmente um casamento perfeito. A Laura foi super disposta desde o início, nos deu total abertura em tudo, inclusive para visitar a casa dos pais onde ela iria se arrumar, e pudemos dar dicas do quando e como seria melhor para as fotos. Além disso a equipe de maquiadores e cabeleireiros toparem embelezar a família toda ao ar livre, tem clima melhor para as fotos? Playlist rolando, risadas soltas e uma tarde linda de sol em Curitiba, não teria melhor situação! É tão verdadeiro quando a família toda se envolve no processo e participa do casamento, dá para sentir o quanto cada um está presente, sentimos que não estamos registrando o casamento de duas pessoas, mas de duas famílias que se unem. Laura e Leo, eu poderia encher esse texto de dados técnicos, de fornecedores ou palavras chaves, mas tenho certeza que isso não representaria o quanto incrível foi esse dia, o quanto os olhos de vocês brilhavam e o tamanho do sorriso entusiasmado de vocês dois. Espero sinceramente que as fotos, não só essas poucas que publico aqui, mas todas elas, mostrem nem que seja um 1% da alegria e da energia que testemunhamos. Laura e Leo muito obrigado por terem sido tão vocês e por terem nos convidado para fazer parte deste dia. 

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa.

Thalita e Gustavo

É curioso conhecer o processo criativo de outros artistas e ver como existem inúmeras formas de chegar a um resultado, e cada um tem suas peculiaridades, alguns fazem um tipo de ação para clicar uma reação, já no meu caso funciona de uma outra forma, só consigo criar algo, se eu tiver desenvolvido uma situação para que as coisas aconteçam naturalmente, talvez essa seja uma deficiência minha em criar poses e dirigir pessoas. Falando em pesssoas, 90% do meu trabalho depende exclusivamente delas, calma lá, já explico! Não exijo que elas saibam posar ou que sejam modelos profissionais, mas dependo da entrega e da confiança delas. As fotos neste caso sempre são uma conseqüência e um reflexo desta entrega. A forma como a Thalita e Gus encararam a experiência de uma sessão de fotos, é a forma com que eu gostaria que todos encarassem, um dia bacana para se curtir verdadeiramente como casal. Entre uma risada e outra, um gole de vinho e um mergulho tiramos algumas fotos. Cheiro de mar, roupas molhadas, vento no rosto e algumas histórias para contar. Thalita e Gustavo, obrigado por terem sido tão verdadeiros, por terem entendido o espirito da coisa, que alegria desse dia seja o reflexo dos dias que estão por vir. 

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa.

Domingo no minhocão.

Se eu pudesse descrever em uma única palavra essa sessão, essa seria, desafio! Clicar uma das minhas fotógrafas favoritas (acrescente o frio na barriga) com uma câmera compacta nova, em uma cidade que eu ainda sou super perdido, São Paulo... Pois bem, viajamos recentemente para sampa para encontrar a Fer, a fotógrafa super talentosa e que vai me dar a honra de dividir o palco em um congresso de fotografia daqui a alguns dias, a idéia era de bater um papo sobre o congresso, acertar alguns detalhes, conhecer a família da Fer. O Rodolfo é um paizão todo carinhoso e a Jojo é a coisa mais linda do mundo, e quase uma mini celebridade nas redes sociais. Tanto eu quanto a Fer estávamos próximos do minhocão, um elevado que durante a semana tem um trânsito carregadíssimo, mas, que aos domingos, dá lugar a vida, famílias, bicicletas, cachorros, todos juntos e em harmonia. Quanto ao minhocão, nosso plano era basicamente, dar uma volta com a pequena, testar a camerazinha, fazer algumas fotos de uma forma mais documental e despretensiosa, enquanto a chuva não viesse. É tão gratificante conhecer pessoas que estão construindo juntos uma nova hitória, um novo capítulo, ou simplesmente se divertindo um bocado com essa fase. Obrigado Fer e Rodolfo pelo carinho e oportunidade de registrar alguns minutinhos da vida de vocês! Desafio aceito, espero que gostem das fotos que separei. 

Fotografia: Fer Cesar

Fer e Guy

Como dizem alguns: Hoje nos divertimos tanto que até esquecemos de tirar fotos! Acredito que sessão boa é assim mesmo, você quase esquece que está ali para fazer fotos! Ganho meu dia, quando consigo com que as pessoas encarem uma sessão de fotos, como um dia legal para curtir a dois, tres ou sei lá... Qualquer coisa menos como um dia de fazer "fotos para casamento". Mas quer saber o que pode ser melhor que isso? Quanto encontramos pessoas dispostas abrir a porta, e ser o que elas podem ser de melhor neste momento, elas mesmas! Deve ser muito legal, poder olhar aquele punhado de fotos jogadas na mesa daqui à alguns anos e poder se reconhecer nelas. Algumas pessoas vão dizer que lifestyle é o termo da moda, mas quer saber? Gente de verdade é o que nunca sai de moda! Fer e Guy, obrigado mais uma vez pelo carinho e pela generosidade conosco, espero que gostem das fotos que separei aqui. 

Fotografia: Fer Cesar

Juntos.

Um dos meus maiores desafios na vida, é justamente o de não ter uma separação rígida casa-trabalho / pessoal-profissional / ying-yang, acredito que quando conseguimos conciliar de uma forma harmoniosa as coisas, (sim, eu sei que não é fácil) é muito engrandecedor para nós como seres humanos. Claro que nem todas as profissões permitem essa liberdade, mas como tenho a sorte de ter minha família sempre próxima, isso me estimula e me alimenta a cada dia. Fazia um bom tempo que eu queria registrar uma família com a mesma filosofia, a mesma angustia em aproveitar o tempo juntos, foi aí que através do meu amigo Lucas Costa, surgiu o convite ou melhor, me convidei para fotografar um dia da Clarice no trabalho do papai. O Lucas e a Lari são os pais da pequena Clarice, uma figurinha! Dessas que não param e nem deveriam parar um só minuto! Super ligada a tudo, quer pegar, tocar, experimentar, conhecer o mundo que se desdobra a frente dos seus olhos sempre atentos. Um dia em família como deve ser, desenhos, sono, muito sono! Banho de torneira para refrescar o forte calor de uma tarde de verão. Um passeio no fim do dia, uma volta na quadra, para lembrar que juntos, ocupando o mesmo espaço, sim, valeu a pena. 

Fotografia: Fer Cesar e Lucas Costa.

Paula e Marcelo

Conhecemos a Paula e o Marcelo através de um amigo em comum e fiquei super feliz com o convite para fotografar o casamento deles. Começamos a fotografar um dia antes do casamento, durante um dos ensaios que viria a ser uma supresa para os convidados. Difícil foi dizer o que foi mais emocionante, a cerimônia ou a preparação da Paulinha em casa, explico... O Beto pai da Paula é um dos pais mais carinhosos e emotivos que conheci, me contaram que ele chorou já no casamento civil. Sabendo disso propus de fazermos um first look com o pai, acredito que a foto dele vendo a filha pronta fala por si. Quanto a festa já fotografamos algumas cerimônias judaicas, mas animadas como esta foi a primeira vez, o pessoal não parou um só minuto. Paula, Marcelo e toda família, muito obrigado pelo carinho, mas principalmente pela liberdade que nos deram no decorrer de todo dia. Espero que gostem das imagens que separei aqui, obrigado.

Fotografia: Fer Cesar, Lucas Costa e Eros Hobmaier

Paola e Rubens.

Conheci a Paola e o Rubens quase as vésperas do casamento deles, ambos são curitibanos mas moram em Brasilia. Lembro quando a Paola nos convidou para visitar a casa onde o Rubens cresceu, para analisarmos a possibilidade de fazer um first look deles, a idéia era de ambos se preparem em hotéis separados e irem até a casa para fazerem as fotos antes da cerimônia. Véspera do casamento fomos a casa e ficamos de boca aberta, tamanha a beleza e história que continha aquele lugar, uma casa do inicio do século passado. Queríamos que eles fizessem tudo lá, making of e cerimônia e festa! Quase conseguimos, a preparação dos noivos foi lá, mais dois que conseguimos fazer desistir da idéia de hotel. Dia lindo, fim de tarde de cinema, os dois super tranquilos... Ou quase! Explico, assim que chegou o vestido da Paola, o Rubens percebeu que havia uma pequena mancha, coisa mínima, mas começou aí uma verdadeira operação de guerra, que mobilizou todas as madrinhas e padrinhos, remover a mancha sem que a noiva soubesse absolutamente de nada! Como disse a Paola "Meus amigos são ótimos atores" Era incrível, dois ambientes lado a lado separados por uma porta e climas tão distintos. Confesso que me diverti com a situação, que sabíamos que era fácil de ser resolvida.
A cerimonia aconteceu em um pequeno restaurante, uma celebração apenas para a família e pessoas mais próximas. Paola e Rubens, somos agradecidos por termos sido escolhidos para contar a história do casamento de vocês. Que alegria desse dia, seja o reflexo dos dias que os aguardam. Espero que gostem das minhas imagens favoritas. 

Se preferir, um som para acompanhar...

Fotografia por: Fer Cesar e Lucas Costa.

Lis e Fernando

Nem só de casamento foi feita nossa recente viajem a ilha de Cozumel no México. Além de conhecer um pouco da cultura local, aproveitei para clicar a Lis e o Fernando, o casamento deles acontece no próximo ano em Curitiba, eles estavam na ilha para o casamento da Ana e do Leandro. Uma manhã bem cedinho e a idéia das fotos era super simples, locar um jipe e dar uma volta na ilha, se possível parar em alguns bares para abastecer, um mapa na mão, mas lógico que não foi tão simples assim. A proposta foi a de registrar o passeio que eles fizeram pela ilha conhecendo um pouco da cultura local. Lis e Fer, obrigado por toparem a proposta, pelas cervejas, risadas e pela companhia nesta volta na ilha.

Fotografia: Fer Cesar

 

Ana e Leandro.

Cancún, México - 2014.

 

Não tem como dizer que fui contratado, ou convidado ou o que possa ser, para fotografar o casamento da Ana e do Leandro, acredito que o termo que mais se encaixaria seria presenteado. A Ana e o Leandro são duas pessoas super do bem, o quanto eles são queridos pelos amigos não deixa a menor dúvida. Desta vez abri uma exceção à minha regra de postar poucas fotos para que essas sejam fortalecidas, mas me perdoem afinal foi um casamento digamos de 7 dias, vou tentar resumir…
A Ana e o leandro se casaram dia 19 de agosto na ilha deCozumel no Mexico, dia mundial da fotografia, isto porque a ana é uma fotografa super talentosa, mas na verdade foi muito mais que um casamento, foi uma experiência e uma celebração à amizade e alegria.
Desde que fui presenteado com a oportunidade de clicar esse momento na vida desses meus amigos, eu tinha em mente que iria fazer uma espécie de registro de viajem, da chegada ao Mexico, à pool party depois da festa.
Como fotógrafo posso dizer que uma experiência dessa é enriquecedora, nos faz pensar de uma forma diferente, nos tira da tão falada zona de conforto e me fez aceitar a limitação de clicar sozinho, sem um olhar complementar, de criar a minha própria narrativa com as qualidades e defeitos que existem. Na verdade da forma como foi registrado, poderíamos fazer um diário de bordo e fazer um post contando cada um desses 7 dias no México, o que talvez um dia eu ainda o faça. Por enquanto fiz um resumo do que vi e vivi esses dias com esse casal incrível, das festas super animadas ao choro contido da Aninha quando viu sua mãe também fotógrafa registrando alguns momentos da preparação.
Ana, Le e todos os convidados que se tornaram nossos
amigos , nesses dias em que passamos juntos, muito obrigado pelo carinho e espero que gostem das imagens que eu separei.
Fotografia: Fer Cesar.

O vestido da Ana.

Quando a Ana me contou a história do vestido que ela iria se casar, a primeira coisa que me veio em mente foi algo do tipo; temos que contar isso no blog! Segue abaixo o texto escrito pela própria Ana contando de uma forma resumida um pouco dessa história.

 

"Meu vestido de casamento tem um história muito significativa e especial, sou fotógrafa de casamentos e muitas noivas já passaram pela minha vida e fizeram parte da minha história. Porém um casamento em especial. À algum tempo atrás, estava de férias  com minha mãe em Trancoso, quando vi aquela igrejinha linda, fiquei morrendo de vontade de fotografar um casamento lá. No dia seguinte descobri que teria um casamento no final de semana, e não parei de procurar até encontrar alguém que conhecesse a noiva, para que ela pudesse me autorizar a fotografar seu casamento. Consegui! Tirei fotos lindas, foi uma cerimônia  incrível e verdadeira, inclusive umas das fotos deste casamento foi premiada em um concurso de fotografia de casamentos.

No fim acabei ficando amiga do casal, marquei a história deles com minhas fotos e as fotos do casamento deles acabou por marcar a minha história. Uma das coisas que não me saia da cabeça era o lindo vestido da noiva, pois bem, passado algum tempo, fui pedida em casamento e quando tive que escolher um vestido, aquele era o único que eu me via vestida de noiva. Conversei com a noiva, contei a história e ela gentilmente me deixou casar com o vestido dos meus sonhos. 

Pois bem, a duas semanas atrás me casei na ilha de Cozumel no Mexico, com o vestido da Cadija, aquela noiva perfeita de Trancoso, que marcou minha história com seu vestido."

 

Fotografia: Fer Cesar.

Sobre uma manhã de sol.

Dia desses estava eu pensando, sobre a relevância do que fazemos, do legado que deixamos e dentre as várias coisas que me passaram pela cabeça, cheguei a conclusão (mais que óbvia) o conhecimento e os valores que deixamos para os nossos filhos, o amor que que recebem é o mesmo que passaram à diante. Ok, ok, super clichê, concordo! Mas é inegável o quanto o nosso mundo vira de cabeça para baixo com a chegada de um filho, o mundo não gira mais ao redor do seu umbigo, ao invés do absorver, você descobre a alegria do compartilhar, do aprender com quem tem "menos experiência" na brincadeira. Quando me propus a re-desenhar esse blog e explicar um pouco do meu conceito de fotografia, de como abordar da minha forma pessoal assuntos super batidos, o propósito era justamente mostrar a alegria de pessoais absolutamente de verdade, fotógrafos chamam de life style os publicitários de beautiful reality, eu prefiro gente de verdade, gente que abre as portas da sua casa de pijama num sábado pela manhã e estoura uma pipoca com as crianças! Pois bem, eu não gosto muito de ficar falando da sessão e das pessoas, de como elas são e blá blá blá, pois acredito que esse é o papel das fotos, mas não tenho como deixar de agradecer a essa família incrível que vejo crescer ao longo de alguns anos! A propósito, quando o vizinho terminar de construir a casa, tenho registro de toda obra. 

Manu e Ciro.

E a Manu me disse... "Fer, se tu não me entregar nenhuma foto do beijo, da aliança, do arroz, eu não ligaria, estou esperando exatamente o que vocês viram, não as fotos especificamente." A Manu e o Ciro, são bem mais que nossos "noivos" são nossos amigos, amigos desses que a gente quer levar para a vida toda sabe? Ganhamos um super presente ao ser escolhido para clicar esse dia, uma dessas oportunidade única na vida! Um casal incrívelmente verdadeiro, um lugar paradisíaco e um fim de tarde perfeito. Não vou negar e dizer que não me deu um baita frio na barriga, a Manu além de tudo é uma das fotógrafas mais talentosas que eu conheço e o Ciro até por conta da profissão tem uma puta cultura visual. É tão visível quando os noivos são queridos por todos, quando eles estão ali realmente presente, o olhar desses dois não me deixa mentir, família unida e festa animadáça. Manu e Ciro, sempre saio dos meus casamentos com a sensação que meu trabalho não faz jus aos momentos que presenciei, mas espero do fundo do coração que vocês gostem das imagens que separei aqui. Meu super obrigado ao meu parceiro de trabalho Lucas Costa e ao meu brother e mestre Sergio Buss, obrigado por doarem um pouco do imenso talento de vocês. Dizem que as fotos que o fotógrafo gosta, nunca são as preferidas da noiva, bom, nesse caso em específico minhas chances aumentam. 

 

Se preferir dá um play no som para acompanhar o post...

Fotos por Fer Cesar, Lucas Costa e Sergio Buss.

Manoella e Nuno.

Um pouco da história da Manu e do Nuno contei no post anterior, que eles moram fora do Brasil e vieram pra cá para se casar. A Manu aceitou nossa sugestão e se arrumou na casa da vó, tem coisa mais legal que isso? Além de fotos, temos história, as coisas ficam muito mais pessoais. Outro ponto fundamental é essa interação da família no dia do casamento, todos se sentem parte desse dia. Um dia tipicamente curitibano, sol, chuva, tudo no mesmo dia e ao mesmo tempo, cerimônia linda e festa super animada, com direito a tequileiros e tudo mais. Manu e Nuno, obrigado mais uma vez por tudo que vocês nos proporcionaram e apesar das fotos que o fotógrafo escolhe para o post não serem nem de longe as que os noivos gostam, que vocês gostem das imagens que separei para vocês. 

Fotos: Fer Cesar e Lucas Costa.